Quem somos?

Localização



Amareleja surgiu através de repovoamento entre os século XIII e XIV, apesar de existirem vestígios que remontam a passagem de diversos povos pela região, que levam até à pré-história.

Um pouco de história


O topónimo Amareleja não reúne consenso quanto à sua origem sendo diversas as versões existentes. A abundância de flores amarelas e os campos cultivados de trigo davam um tom amarelo e dourado ao qual os primeiros povoadores lhes chamaram “campos das amarelas”é uma das versões da sua origem. Outra remonta para uma brincadeira de crianças que partiam ovos contra a porta da igreja gritando: “Já amareleja! Já amareleja!”, ou ainda pelo termo “Marel” que designava o local escolhido para a selecção e apuramento de raças, na medida em que os pastores reuniam os seus rebanhos, em época de reprodução ao que designariam esse local como “Mareleia”.
extremo norte do concelho de Moura, limitando com o concelho de Mourão e Espanha encontra-se a freguesia de Amareleja. Com uma área de 10834 hectares, situa-se na margem direita do rio Ardila e dista 29 km da sede de concelho, tendo Amareleja sido elevada a Vila a 16 de Agosto de 1991.





Sede do Agrupamento: EB de Amareleja







EB de Póvoa de S. Miguel e JI de Póvoa de S. Miguel
Escola Básica de Póvoa de São Miguel
Morada: Estrada Nacional 386
Póvoa de S. Miguel
7885 AMARELEJA
Telefone: 285915305








EB de Safara e JI de Safara
Escola Básica de Safara
Morada: Rua das Escolas / Rua 1.º de Dezembro
7875-059 SAFARA
Telefone: 285935236



EB de Sto Aleixo da Restauração e JI de Sto Aleixo da Restauração
Escola Básica de Santo Aleixo da Restauração
Morada: Rua Fonte de Aroche
7875-172 STO ALEIXO DA RESTAURAÇÃO
Telefone: 285965065

Sem comentários:

Enviar um comentário