terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Mês Internacional das Bibliotecas

Comemoração do mês internacional das Bibliotecas À procura de respostas perdidas foi uma das atividades desenvolvidas pela Biblioteca da escola sede do Agrupamento de escolas de Amareleja, no âmbito das Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas, que decorreram durante toda a última semana do passado mês de outubro. Com esta atividade pretendeu-se que os alunos lessem, em suportes variados, textos de diferentes géneros, bem como localizassem informação em textos escritos. A pesquisa foi orientada para os alunos do 3º ciclo e coordenada pela equipa da Biblioteca, que contou com a prestimosa colaboração da professora de Português das turmas envolvidas. Os alunos responderam a um questionário sobre a História do Livro e das Bibliotecas, disponibilizado no Google Forms, tendo para isso recolhido informação em diversos sites que lhes foram facultados no início da atividade, bem como em imagens apresentadas em power point e num artigo exposto sobre o mesmo assunto. É de salientar o empenho posto pela maioria dos alunos na atividade proposta, durante a qual sobressaíram o espírito de entreajuda entre os elementos do mesmo grupo e a procura esforçada pelas respostas que, afinal, foram encontradas.
Durante essa semana comemorativa a equipa da Biblioteca levou ainda a cabo outras atividades, envolvendo todos os ciclos e em parceria com alguns dos departamentos curriculares. Ressaltamos, de entre elas, as que foram desenvolvidas a partir da proposta da RBE, Contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, as quais foram acolhidas com entusiasmo pelas educadoras de infância, profs do 1º e 2º ciclos. Para trabalhar foi escolhido o conto O Príncipe Sapo, dos Irmãos Grimm, que teve diferentes abordagens, consoante o ciclo de escolaridade. Tivemos atividades muito diversificadas, desde a leitura extensiva à leitura dramatizada, à audição de leitura gravada, ao desenho animado, à ilustração de passagens do conto, entre outras. ´
A equipa ficou bastante agradada com o empenho que os alunos puseram na realização das atividades, acabando por selecionar um dos desenhos dos alunos do 2º ciclo para participar num desafio lançado pela RBE.

Sem comentários:

Enviar um comentário