terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ATIVIDADES DA BIBLIOTECA ESCOLAR

O Plano Anual de Atividades da Biblioteca escolar é vasto e dinâmico, prevendo o desenvolvimento de atividades tanto de caráter pontual, como de caráter permanente, todas elas focadas essencialmente na Leitura e na Escrita. Estes domínios são abordados de formas diversas, essencialmente nos 1º e 2º ciclos, sempre em colaboração com os professores responsáveis pelas turmas. De entre as atividades de caráter permanente previstas destacamos Colar de Contos e Leitura extensiva de títulos recomendados pela RBE ou selecionados pela equipa da Biblioteca, iniciados durante o mês de outubro, e Livros com pernas, a iniciar-se agora. Em Colar de contos os alunos do 1º ciclo ouvem a leitura de histórias sobre temas que permitem desenvolver o diálogo à volta de sentimentos, emoções, comportamentos e valores, ao mesmo tempo que realizam atividades de escrita decorrentes desses mesmos temas. Os contos tornam-se, assim, as “contas dum colar” dessimulado dentro de meninos que as desfiarão quando for preciso.

A Leitura extensiva é orientada por guiões criados pela equipa da Biblioteca ou enviados pela RBE e é direcionada para os alunos dos 1º e 2º ciclos. O material produzido é disponibilizado às professoras titulares de turma, no caso do 1ºciclo, e aos professores de Português, no caso do 2º ciclo. Tem havido um esforço por produzir materiais de leitura inovadores e apelativos, cumprindo o desígnio de desenvolver nos alunos, a um tempo, competências de leitura o prazer de ler.
No âmbito de Livros com pernas, os alunos do 1º ciclo das escolas-pólo que não têm biblioteca têm a possibilidade de requisitar livros da biblioteca da escola-sede, que podem ser lidos onde o aluno quiser, inclusive em casa. A seleção de livros é feita pela equipa da Biblioteca, que os transporta até às escolas do 1º ciclo da Póvoa de S. Miguel e de Santo Aleixo da Restauração. Sobre cada um dos livros lidos, o aluno também realizará uma pequena atividade de escrita proposta pela Biblioteca escolar. De cá para lá, os Livros com pernas vão cumprindo a missão de proporcionar a leitura a todos e fazer descobrir, quiçá, o prazer de ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário