segunda-feira, 15 de março de 2021

SEMANA DA LEITURA 2021

Jogo dos provérbios

Esta atividade destinou-se aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade. Consistiu em completar provérbios populares que a professora apresentava incompletos. 

Inicialmente foram dados alguns provérbios populares para os alunos estudarem. Na aula síncrona a professora bibliotecária lia um provérbio deixando a última palavra para os alunos o completarem. Para tal, dava três respostas para os alunos escolherem a correta. 

Os alunos respondiam à opção correta levantando um cartão com o número que lhe correspondia. Foi uma atividade muito interessante e os alunos aderiram com satisfação.


Uma história...

No âmbito da Semana da Leitura , a Biblioteca Escolar desenvolveu atividades de leitura e exploração de histórias com alguns alunos do 1º ciclo do Agrupamento. Estas atividades decorreram em aulas síncronas.

Foi apresentado pela professora bibliotecária o livro: " A rima do Romeu". Seguiu-se a exploração da mesma destacando as personagens, o espaço e o tempo em que decorreu.

Uma das atividades sugeridas foi de indicação de palavras que rimassem com outras para a construção de poesias. Explicámos o que era uma poesia e quais as palavras que normalmente rimam num poema.

Os alunos adoraram a atividade.





Sem comentários:

Enviar um comentário